Carrinho

Busca

Talvez você já tenha visto por aí algum bordado brilhoso e tenha ficado curiosa, tentando descobrir qual linha foi usada ou como fazer.

Se sim, acompanhe esse rápido artigo, conheça o Efeito Nacarado e aprenda a fazer!

Bem, primeiro vamos saber o que significa essa palavra: nacarado.

Nacarado se refere a algo que tem o aspeto, o brilho, a cor e as propriedades do nácar.

Nácar - Dicio, Dicionário Online de Português

Interessante né? Podemos encontrar no mercado muitos materiais com esse efeito, geralmente são muito usados em decorações, como: papel, plástico, fitilho, sacolinhas, balões, confetes, glitter, etc.

E agora você deve estar se perguntando, mas e no bordado, como fazer?

Bem, usando o plástico nacarado é possível trazer esse efeito furta cor para o bordado. Pode ser que você encontre esse material como: papel nacarado, papel laser ou celofane nacarado, por exemplo. Aqui mesmo no Bazar você encontra algumas opções.

PLÁSTICO CELOFANE/PAPEL NACARADO 70CM X 90CM – KIT 3 FOLHAS

Mas esse efeito não pode ser obtido através de qualquer matriz de bordado não, é necessário que os pontos programados na matriz sejam mais “espaçados” , são Matrizes de Pontos Leves e rápidos de bordar (conhecidas no exterior como: quick stitch), você também verá chamarem de rippled.

Essas matrizes apresentam ser “falhadas” devido a esse espaçamento, mas não são falhas, é justamente o efeito programado, que cai muito bem com o uso do plástico furta cor embaixo, pois com esse espaçamento o brilho do plástico se sobressai, criando o efeito de bordado brilhoso. Não é o máximo?

Aprenda a fazer um Bordado Brilhoso com Nacarado:

Providencie a matriz desejada para o trabalho e o material necessário, ou seja: plástico/papel nacarado.

Coloque o Papel Nacarado sobre o espaço onde será realizado o bordado e prenda com fita:

Faça o bordado normalmente sobre esse plástico:

Ao finalizar o bordado, basta remover o plástico. Ah, detalhe: ele não sai com a lavagem (Foi feito teste batendo a peça na máquina de lavar).

E então, o que achou? Gostou dessa matriz, que tal conhecer a coleção completa? Clique aqui e adquira!

Se esse artigo te ajudou, compartilhe! Ajude o Bazar do Bordado a ajudar mais e mais artesãs bordadeiras que estão começando no Bordado Computadorizado!

Veja Também